Páginas

13 de ago. de 2015

Resenha: Os 13 porquês

  E aí galera?
  Aqui é a Ana Carolina Marinho, uma baiana metida a intelectual que é blogueira desde 2013. O outro blog que eu tinha, conhecido como Diário Noturno, foi excluído pois eu já não tinha tempo para escrever. Então, após meses de saudades do blog, eu me juntei com uma amiga chamada Cláudia Emilene para criar esse novo blog que terá, também, um canal no YouTube!! Juntas, falaremos sobre livros, moda, beleza, séries, games, maquiagem, cabelo e muito mais.
Para começar, trago uma resenha minha do livro Os 13 porquês. Tenho certeza que quem leu gostou muito e quem ainda não leu vai querer após essa resenha. 

Livro: Os 13 porquês | Escritor: Jay Asher | Editora: Ática | AvaliaçãoEstrelasEstrelasEstrelas Estrelas4 estrelas

 Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

 "Ao me conscientizar de que ninguém sabia a verdade a respeito da minha vida, meus pensamentos sobre o mundo ficaram abalados. Como se estivesse dirigindo por uma estrada acidentada e perdendo o controle do volante, sendo jogada - só um pouquinho - para fora da pista. As rodas levantam poeira, mas você consegue puxar o carro de volta. Mesmo assim, não importa que esteja segurando bem firme no volante, não importa o quanto esteja se esforçando para tentar guiar em linha reta, algo fica empurrando você para o lado. Você já não tem quase mais nenhum controle sobre nada. E, a certa altura, a luta se torna excessiva - cansativa demais - e você considera a possibilidade de largar tudo. De deixar acontecer uma tragédia… ou seja lá o que for."

 Quando Clay Jensen recebe um pacote de fitas nem imagina que sua vida estaria preste a virar de cabeça pra baixo. Hannah Baker havia se suicidado a pouco tempo e gravado algumas fitas com os treze fatores que levaram ela a esse ponto, deixando as fitas passar pelas mãos de cada uma das treze pessoas que contribuíram com isso.

 Clay, que antes fora apaixonado por Hannah, nem imagina como poderia ter influenciado nessa decisão tão assustadora e terrível que é o suicídio. Então, começa a escutar as fitas de imediato tentando achar sua história. Enquanto essa não chega, ele vai escutando todas as que vieram antes e descobrindo como as coisas podem aparentar algo quando na verdade é totalmente diferente.

 "Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito." Tudo começa com uma fofoca mal contada que gera um efeito bola de neve, criando para Hannah Baker uma reputação que não condiz com sua verdadeira personalidade. Mas quem vai acreditar nela quando tudo aponta o contrário? Até mesmo Clay tinha receio de se aproximar de Hannah por causa de sua reputação.

 Hannah, a princípio, não tinha a intenção de tirar a própria vida. Queria viver, queria ficar bem, sem todo aquele fardo. Mas quanto mais tentava se livrar, mais pesado ia ficando. Ela passa a dar sinais de que algo não está bem só que ninguém percebe e deixa passar. Até que Hannah deixa que todo aquele fardo se acumule sobre ela e a arraste para o chão, até não conseguir mais se levantar novamente.

 "Porque, quando você faz pose sabe que tem alguém observando. Você põe no rosto o melhor sorriso. Você faz brilhar o lado mais bacana da sua personalidade."
 
 “- Preciso que a coisa pare. - O que precisa parar? - Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida.”

 Jay Asher me surpreendeu bastante com Os 13 porquês. Nem conhecia o livro quando uma amiga me ofereceu, como sou grata a ela e ao autor por poder desfrutar dessa trágica e ao mesmo tempo maravilhosa história.

 O período de Hannah no ensino médio, que é quando tudo começa, faz lembrar vários outros jovens que realmente passaram por isso. Tantos que são mal compreendidos, que precisam de um ombro amigo, de atenção mas ninguém nota.

 O livro me prendeu do início ao fim, sem muita enrolação, com uma boa dinâmica e um toque de suspense ótimo. Jay Asher é o mesmo autor de O futuro de nós dois, livro que já estou querendo ler, creio eu que deva ser tão bom quanto esse. 

"Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.”


16 comentários:

  1. Oi, Ana! Tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler ler "Os 13 Porquês"! A premissa me chama a atenção, a capa é linda e eu sempre leio comentários positivos sobre a obra. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony! Tudo ótimo.
      Você não perde por esperar.
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Uma amiga leu e me indicou muito pra que eu me aventurasse no livro. Acho a sinopse legal, mas não é uma leitura que eu iria fazer agora, no momento. Que sabe futuramente ^^
    Ficou lindo blog nesse novo look :3 Bem vinda de volta.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David!
      Também pensava assim, mas após ler me arrependi de não ter lido antes. Sabe como é...
      Muito obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá!! Tudo bem?
    Tenho muuuita vontade de ler esse livro. Ele parece ser maravilhoso demais.
    Amei a resenha. Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este livro está na minha interminável lista... hehe... Gostei muito da resenha. Acho que vou pular alguns e ler este antes... hehe...
    Seguindo!
    Beijinhoss...

    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem?
    Obrigada pela visita e comentário lá no Doces Letras! Volte mais vezes.
    Eu não conhecia o livro, mas a história parece ser forte, triste, daquelas que nos toca fundo.
    Eu postei ontem uma resenha em meu blog sobre um livro com o mesmo tema, e foi meio difícil a leitura, pois é um tema bem denso. Mas, como você o livro me surpreendeu e gostei muito.
    Gostei muito da sua resenha. Vou deixar sua dica anotada para conferir no futuro.
    Já seguindo aqui, e nas redes sociais do blog.
    Boa sorte e sucesso com seu cantinho.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia! Tudo ótimo! Voltarei sim.
      Fico muito feliz em saber que gostou. Obrigada pelo carinho!
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi!!!

    Gostei da resenha!! Gostei das fotos ♥ e amei seu cantinho!!!!!

    Já estou te seguindo!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom, deu vontade de ler.
    lindo blog! bjs

    ResponderExcluir
  8. Desde que lançou, tenho muita vontade de ler este livro. Acho o enredo muito bom.
    Sem falar da capa que é linda! Gostei da resenha.
    Já estou seguindo!!

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal, amei!
    Só senti uma dorzinha no coração quando vc disse q apagou o outro blog... Deixa lá, mesmo parado, escrita é história!! Um dia vc lerá e lembrará de vc mesma. ;) XerinhU!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!
    Já li várias resenhas sobre esse livro e sempre fico com vontade de ler. Acho a premissa bem interessante.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amo os 13 porquês e essa capa maravilhosa! Adorei o blog e a resenha
    beijos

    eraumavezumaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo ler resenha de livros que já li. Li "Os 13 porquês" esse ano e depois de ler fiquei pensando o porque demorei tanto, que leitura maravilhosa e mesmo amando o livro, fiquei desejando um final diferente para Hannah, queria que ela tivesse feito outras escolhas, queria que ela tivesse sido feliz! Só de lembrar meu coração já começa a apertar. Eu também fiz uma resenha no blog Resenha "Os 13 porquês", se puder conferir ficarei imensamente feliz.

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir

Página Anterior Home
Layout criado por;